O marketing e a produção de conteúdo para a internet contam com muitos desafios, seja para profissionais freelancers ou agências e, dentre eles, a aprovação de projetos é, sem sombra de dúvidas, o principal. Independentemente do seu nível de demanda, sabemos que organizar o envio de materiais para revisão e aprovação dos clientes pode ser uma tarefa desgastante e, depois, você ainda precisa organizar os retornos de cada um. Ese você tivesse uma ferramenta de revisão online para te ajudar com esse processo?
Criar conteúdo que seja oportuno e de alta qualidade é o principal objetivo de uma estratégia bem elaborada. Entretanto, alguns processos podem dificultar a conquista de resultados satisfatórios. Você quer entregar um trabalho do qual se orgulha, mas também precisa ser eficiente com a gestão do tempo que leva para realizá-los.
Felizmente, existe todo um mercado que oferece uma gama infinita de softwares de aprovação online gratuitos por aí. Plataformas projetadas para ajudar você a encontrar o equilíbrio entre o tempo de produção e a atenção aos feedbacks dos seus clientes. Tudo o que resta a pensar é: qual a melhor ferramenta para atender às suas necessidades?
Mas não pense que você está sozinho no processo de escolher a plataforma certa para o seu negócio. Para te ajudar a encontrar a ferramenta de aprovação online certa, fizemos uma lista dos melhores softwares da web. Preparado para atingir um novo patamar de produtividade e relacionamento com seus clientes?
Qual a melhor ferramenta de revisão online?
Não queria ser a pessoa que fala “depende”, mas infelizmente, nesse caso é a única escolha. Afinal, cada software de aprovação online vai oferecer vantagens que se adaptam melhor a algum tipo de negócio em detrimento de outro. Entretanto, o mercado está cheio de possibilidades e algumas ainda apresentam alta versatilidade, sendo recomendadas para os profissionais que estão iniciando como freelancers, por exemplo, até agências com grande demanda.
Nesse sentido, algumas vantagens podem se destacar, como a oferta de suporte para implementação e apoio da personalização da ferramenta de revisão online, para que ela atenda a sua rotina. Confira a lista de softwares que se destacam entre agências e profissionais freelancers e seus principais prós e contras.
1. Thumbz – Uma ferramenta de revisão online gratuita com foco em fluxos de aprovação mais rápidos
Se colaboração rápida e processos de revisão simplificados são o que você procura, a Thumbz é o software de revisão de documentos para você. Isso porque, além de oferecer uma interface intuitiva e recursos avançados para rastreamento de feedback, a Thumbz é uma ferramenta brasileira, o que traz benefícios exclusivos para os usuários nacionais, como suporte mais próximo e totalmente em português.
A versão gratuita da Thumbz, oferece possibilidade de trabalho com até três revisores simultâneos, feedback instantâneo diretamente no conteúdo, entre diversas outras ferramentas. Com isso, é possível otimizar o rastreamento de alterações e acelerar o processo de aprovação.
Outro diferencial da Thumbz é a facilidade de pagamento em real, como falamos de uma plataforma 100% nacional, esqueça conversões monetárias! Além disso, você evita os impactos das flutuações do dólar, o que torna a ferramenta ainda mais acessível para o mercado brasileiro.
Prós
- Aceitação de uma ampla variedade de arquivos, desde imagens e vídeos até documentos;
- Processos de colaboração super rápidos com notificações em tempo real;
- Arquivos, membros e revisores ilimitados para os seus projetos;
- Links de revisão protegidos por senha para maior segurança;
- Pagamento em moeda nacional, sem variação cambial;
- Suporte ao cliente em português;
Contras
- O plano gratuito limitado a 2 GB de armazenamento (com possibilidade de atualização do plano básico por 250 GB).
2. QuillBot – Plataforma com foco em resumo de conteúdo
QuillBot é uma ferramenta de revisão online gratuita que ajuda escritores a desenvolver seus trabalhos de forma mais eficiente. Basicamente, ele pode ajudar você a ir direto ao ponto, trazendo mais clareza, não só para a escrita em si, mas também para o processos de desenvolvimento de uma ideia. Para isso, a plataforma oferece ferramentas que reformulam e aprimoram a estrutura da sua frase, enquanto corrige erros de gramática e ortografia.
Seu recurso de melhor desempenho é a ferramenta de paráfrase/resumo, que intuitivamente sugere maneiras alternativas de formular frases que podem ajudar na clareza e no fluxo geral da sua escrita.
Prós
- O revisor online ajuda a corrigir erros gramaticais, de ortografia e pontuação;
- Fácil de usar, mesmo se você não possuir muita experiência com tecnologia;
- A versão gratuita oferece acesso básico a todas as ferramentas do QuillBot;
- Disponível na web, permitindo que você trabalhe de qualquer lugar.
Contras
- Escolher o sinônimo mais apropriado entre as sugestões exige trabalho manual e pode ser desafiador para falantes não nativos de inglês;
- A ferramenta pode não detectar todos os erros gramaticais e nem sempre oferece as melhores sugestões de reformulação;
- Não oferece suporte para textos extensos em sua versão gratuita.
3. LanguageTool – Suporte a diversos idiomas
Se você costuma escrever em vários idiomas diferentes, mas quer ficar com uma única ferramenta de revisão, o LanguageTool é uma ótima opção. O software oferece serviços comuns, como verificação gramatical e ortográfica, para ajudar os escritores a criar melhor conteúdo. Você também pode integrá-lo ao Chrome gratuitamente.
Seu melhor recurso, no entanto, é a capacidade de oferecer suporte a mais de 20 idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol, entre outros.
Prós
- O LanguageTool é uma ferramenta de código aberto, permitindo que desenvolvedores criem plugins e extensões que podem melhorar sua funcionalidade;
- A ferramenta oferece sugestões específicas de contexto com base no gênero de escrita e no público-alvo;
- Interface fácil de usar, fornecendo feedback rápido e claro sobre erros.
Contras
- Alguns usuários relatam que o LanguageTool pode ficar lento ou apresentar instabilidades, especialmente com documentos grandes;
- As opções de suporte ao cliente são limitadas, sem uma equipe dedicada para responder a dúvidas;
- Algumas funcionalidades, como verificadores de plágio e integração de plataforma, requerem uma assinatura paga.
4. Writer.com – Revise textos enquanto escreve
O Writer.com é uma das novas ferramentas no mercado. Seu software já conquistou grandes clientes, como Pinterest e Twitter. Embora a versão gratuita ofereça um conjunto mais básico de serviços, ainda é uma ótima escolha para escritores que desejam melhorar sua escrita à medida que avançam.
Um recurso super útil é o feedback em tempo real, o que significa que ele pode revisar seu conteúdo enquanto você digita. Ótimo para aqueles que preferem fazer ajustes finos enquanto escrevem, em vez de deixar tudo para o final.
Prós
- O Writer.com possui um aplicativo móvel que permite acesso às ferramentas de qualquer lugar;
- Integra-se ao Google Docs e ao Microsoft Word, facilitando o uso no fluxo de trabalho existente;
- Assistência de escrita descomplicada.
Contras
- Atualmente, o Writer.com só oferece suporte à escrita em inglês;
- Limite de 5.000 palavras por mês na versão gratuita;
- Suporte ao cliente na versão gratuita é limitado ao e-mail.
5. GrammarLookUp – Ferramenta sem limite de palavras
Se você tem um texto longo que precisa de uma boa revisão, o GrammarLookUp é a ferramenta ideal. Ela não impõe limite no tamanho do texto que você pode verificar gratuitamente e ainda se destaca por sua atenção aos detalhes.
Além disso, a plataforma conta com recursos de sugestão de palavras, possibilitando uma transformação no seu conteúdo, tornando-o mais rico através de sinônimos que possam tornar a ideia mais clara e objetiva.
Prós
- Todos os recursos do GrammarLookUp são totalmente gratuitos;
- Algoritmos avançados que identificam erros complexos de gramática;
- Permite alternar entre inglês britânico e americano com um clique.
Contras
- Não é muito bom em captar contexto, por isso as sugestões devem ser revisadas;
- Não oferece serviços mais avançados, como verificação de plágio;
- Não possui recursos de integração com Microsoft e Chrome.
6. Grammarly – Ampla variedade de ferramentas para suas revisões online
Nenhuma lista de ferramentas gratuitas de revisão estaria completa sem mencionar o Grammarly. Esta é de longe a ferramenta mais popular, usada por escritores de todos os níveis devido à sua impressionante lista de recursos. Uma ferramenta gratuita que o diferencia da maioria dos concorrentes é o verificador de plágio, geralmente um serviço pago em outras opções do mercado.
Prós
- Ampla gama de recursos, como verificação de ortografia, pontuação, gramática e plágio;
- Integração com plataformas como Chrome e Microsoft;
- Acessível e fácil de usar, independentemente do nível de habilidade técnica do usuário.
Contras
- A versão gratuita do Grammarly oferece correções limitadas para idiomas que não sejam o inglês;
- Algoritmos avançados de IA podem causar atraso no tempo de resposta, especialmente com documentos longos.
Quais ferramentas de revisão online escolher entre as disponíveis no mercado?
Agora que você conhece todos esses detalhes, chegou a hora de definir quais características priorizar ao pensar na aplicação de uma dessas ferramentas na sua rotina de trabalho.
O primeiro ponto, e talvez mais importante, é a otimização do gerenciamento de revisões e aprovações. Afinal, mesmo com um fluxo menos intenso de trabalho, todo profissional precisa controlar o desenvolvimento dos materiais de maneira a respeitar os prazos pré-estabelecidos. Da mesma forma, esse pode ser um desafio, afinal, os clientes também precisam estar alinhados às etapas do projeto, por isso, uma plataforma que remova barreiras nesse processo, torna-se fundamental.
Além disso, notificações em tempo real tornam-se verdadeiras aliadas no processo de aprovação e correção. Isso porque, auxilia no alinhamento entre os seus processos de desenvolvimento e a revisão do cliente. Assim como, pode ser uma ferramenta e tanto para a gestão do andamento de projetos internamente, no caso de agências, por exemplo.
Agora que você já conhece as melhores plataformas do mercado e sabe exatamente como escolher a certa para otimizar as etapas dos seus projetos, que tal conferir o nosso blog para ficar por dentro de mais dicas como essa?
Não esqueça de seguir a Thumbz nas redes sociais!