O que é o processo de aprovação de marketing e como ele funciona?

A aprovação de marketing pode ser complicada, para dizer o mínimo. Com várias partes interessadas, opiniões conflitantes e rodadas intermináveis de feedback, um processo que deveria ser simples pode rapidamente se transformar em algo catastrófico.

O tempo entre a versão inicial e a aprovação final pode parecer interminável, com prazos importantes sendo perdidos, e novos prazos irreais para alteração postos a mesa.

Mas com um processo de aprovação de marketing eficaz em vigor – e a ferramenta certa para ajudar ao longo do caminho – tudo se torna muito mais fácil. E rápido.

Para ajudar você a entender melhor as soluções para esse tipo de problema, vamos guiá-lo pelo processo de aprovação de marketing em quatro pontos essenciais e compartilhar nove dicas para acelerar todas as etapas. Então, se você quer aprender a otimizar sua rotina de trabalho, chegou ao lugar certo. Boa leitura!

O que é um processo de aprovação de projeto?

Um processo de aprovação de projeto é uma abordagem estruturada para obter a aprovação do seu conteúdo de marketing por vários stakeholders. Desse modo, podemos afirmar que essa é uma etapa essencial para o desenvolvimento de conteúdo e ativos de marketing.

Entretanto, como bem sabemos, esse pode ser um desafio, tanto para grandes agências quanto para profissionais autônomos. Por isso, contar com apoio de ferramentas criadas para isso pode ser fundamental para o andamento dos seus projetos.

Com a ajuda de uma ferramenta de aprovação dedicada como a Thumbz, você cria um processo de aprovação mais automatizado, eliminando tarefas manuais e acelerando a publicação dos seus ativos de marketing. Afinal, ela auxilia no desenvolvimento das 4 etapas da aprovação de marketing. Não sabe quais são elas? Confira a seguir!

O processo de aprovação de marketing em quatro etapas

Quando lembramos das etapas de aprovação em nosso cotidiano isso pode até parecer mentira, mas o processo todo, quando feito corretamente, pode ser resumido em 4 etapas essenciais. Em primeiro lugar, temos o envio do primeiro rascunho do seu conteúdo, assim, os revisores podem desenvolver feedbacks, sugerir alterações e definir a aprovação ou não do material.

Seguimos então para o processo de modificação do conteúdo original para atender às solicitações do cliente e o envio de uma versão atualizada. Por fim, temos a aprovação final, onde o material é preparado para ser utilizado.

Simples, não? Acontece que, no meio desse percurso, fazemos muitas curvas, muitas delas atreladas a comunicação dividida e falta de transparência nas modificações e feedbacks. Por isso, temos algumas dicas que podem te ajudar!

1. Compartilhe seu trabalho com os revisores

O primeiro passo é compartilhar o primeiro rascunho com a equipe de revisão. Na maioria dos casos, você terá mais de um grupo de revisores envolvidos. Pense em todos cuja aprovação você precisa e certifique-se de incluí-los. É importante centralizar a comunicação, até mesmo entre os revisores, para que todos saibam o que está sendo feito e sugerido.

Além disso, é importante considerar que cada processo de aprovação de marketing envolve os seguintes departamentos:

  • Equipe criativa: garantindo que o conteúdo esteja alinhado com a marca e corresponda aos visuais;
  • Equipe jurídica: verificando se sua copy pode causar problemas legais;
  • Cliente: dando a aprovação final sobre o que pode ser lançado e o que precisa de mais trabalho.

Para evitar o caos de compartilhar arquivos e coletar feedback por e-mail, você pode usar uma plataforma específica de revisão e aprovação como a Thumbz. Ter uma ferramenta de aprovação dedicada ajuda a dividir seus revisores em etapas distintas e a ter uma visão geral clara de todas as revisões e aprovações. Assim, você evita falhas de comunicação e otimiza ainda mais o processo de revisão e alteração.

2. Colete feedback e discuta ideias de melhorias

Nesta etapa, você coletará feedback de todos os seus revisores. Independentemente do tamanho do projeto e do número de revisores envolvidos, algumas partes interessadas solicitarão alterações, enquanto outras poderão aprovar o conteúdo de imediato.

Para manter tudo organizado, uma solução centralizada de revisão e aprovação é essencial. Afinal, com esse tipo de tecnologia você evita malabarismos com feedbacks conflitantes de diferentes revisores e pode discutir as melhorias necessárias de forma clara e objetiva.

3. Crie e compartilhe uma nova versão

Nosso Relatório de Estado da Colaboração Criativa descobriu que o processo médio de revisão criativa leva oito dias e mais de três versões para obter aprovação. Como podemos notar, implementar feedback e compartilhar uma nova versão do arquivo pode ser mais desafiador do que parece.

Marcas e equipes de marketing frequentemente enfrentam processos de revisão complexos. Porém, ao introduzir etapas de revisão consistentes e centralizadas com o software certo, você pode economizar dias preciosos nas rodadas de revisão e deixar os feedbacks caóticos para trás.

4. Repita até obter a aprovação de todos

Todo projeto de marketing bem-sucedido passa por várias rodadas de feedback e interações até chegar à versão final. Para tornar esses ciclos rápidos e eficazes, é fundamental ter um processo de aprovação estruturado.

Dicas para otimizar seu processo de aprovação

O processo de aprovação de marketing pode ser complexo, a depender da sua rotina como profissional freelancer ou então dos trabalhos realizados pela sua agência. Entretanto, isso não significa que você precisa enfrentar grandes problemas para conquistar a aprovação e feedbacks dos materiais que entrega.

Algumas dicas podem ajudar a otimizar esse processo e entregar ainda mais praticidade e produtividade para a sua rotina de aprovações.

  • Defina datas de vencimento para cada rodada de revisão;
  • Acompanhe quem deu feedback e quem continua pendente;
  • Guie seu projeto até coletar todas as aprovações necessárias.

Quando todos estiverem satisfeitos, você estará pronto para publicar, lançar e compartilhar seu conteúdo de marketing. Mas, como sabemos, esse não é um caminho fácil e a centralização da comunicação para aprovação de marketing pode ser fundamental.

Se quiser conferir mais dicas e informações para otimizar essa etapa tão importante para a rotina da sua empresa, continue acompanhando nosso blog e siga a Thumbz nas redes sociais, para não perder nenhuma novidade!

Curtiu esse post?

Aproveite para compartilhá-lo!

Deseja fazer uma nova busca?

Pesquise no campo abaixo.

Pesquisar

Mais artigos

Confira outros artigos