9 dicas para o processo de aprovação: veja como otimizar essa etapa e conquiste ainda mais produtividade

Sabemos que a automação e algumas dicas para o processo de aprovação podem ser aplicadas facilmente na rotina de muitas empresas. Entretanto, muitos ainda não conhecem ou não sabem por onde começar. Foi pensando nisso que os especialistas da Thumbz prepararam uma lista completa para te ajudar nesse processo.

O investimento em marketing é uma novidade para muitas empresas, então, é normal que certos processos ainda apresentem gargalos de produtividade, como o processo de aprovação. Mas vamos reverter isso de uma vez por todas. Conheça todos os detalhes e as melhores dicas para o processo de aprovação dos seus trabalhos com marketing.

Dicas para o processo de aprovação para profissionais freelancers e agências

Antes de prosseguirmos, é bom esclarecer alguns pontos. Em primeiro lugar, o processo de aprovação de marketing, em geral, é muito característico. Dessa forma, cada empresa apresenta etapas diferentes que se adaptam melhor a suas rotinas de negócio. Por isso, é muito importante mapear o seu processo de alteração e, assim, garantir que as dicas sejam aplicadas com base na sua rotina já estabelecida. Combinado?

Sem mais delongas, vamos às dicas para o processo de aprovação!

1. Defina todos os seus revisores antes de começar

Nada pior do que chegar perto da aprovação final e, de repente, surgir um stakeholder de última hora querendo dar sua opinião, interrompendo o processo e atrasando tudo.

Diferentes projetos exigem diferentes partes interessadas no processo de revisão, então certifique-se de saber exatamente quem precisa revisar seu conteúdo antes de começar.

2. Dê aos revisores uma maneira transparente de compartilhar feedback

Coletar feedback por e-mail pode rapidamente se transformar em um pesadelo com cadeias de e-mail confusas e recomendações conflitantes. Usar uma ferramenta de feedback online ajuda a manter todos na mesma página, evitando falhas de comunicação e feedbacks cruzados.

Desse modo, os revisores podem deixar comentários e anotações para que todos vejam em tempo real, resolvendo qualquer conflito diretamente na plataforma.

3. Configure fluxos de feedback separados para diferentes tipos de revisores

Embora a colaboração seja essencial, há momentos em que manter certas partes interessadas separadas pode ser mais eficaz. Suas equipes criativa e de conformidade, por exemplo, têm objetivos diferentes, o que pode levar a disputas desnecessárias.

Com plataforma de aprovação de marketing certa, você pode configurar fluxos de feedback e etapas de revisão separados, permitindo que equipes diferentes tenham conversas privadas. Assim, diferenciando o feedback de forma mais eficaz e com menos conflitos.

4. Defina datas de entrega para o feedback

Poucas coisas são mais frustrantes do que perder tempo perseguindo pessoas por feedback. Por isso, é fundamental definir um prazo claro para cada etapa de revisão ajuda os revisores a priorizar suas tarefas.

Com plataformas como a Thumbz, você pode adicionar datas de vencimento aos seus arquivos, e os revisores receberão lembretes automáticos. Assim, você não precisa perder tempo lembrando-os constantemente.

5. Aproveite as anotações e os códigos de tempo para tornar o feedback mais claro

Para conteúdo visual ou de vídeo, pode ser difícil para os revisores explicarem exatamente o que querem dizer em um e-mail. Com ferramentas dedicadas a esse processo, os revisores podem usar recursos de anotação para destacar, riscar, adicionar formas e até desenhar diretamente sobre o conteúdo. Para vídeos, os revisores podem clicar e comentar, com o feedback sendo anexado ao código de tempo correspondente.

6. Marque os comentários conforme você trabalha na próxima versão

Com várias emendas em cada estágio do processo, pode ser desafiador manter o controle do que já foi feito e do que ainda precisa ser feito. Use a barra lateral de comentários da Thumbz como uma lista de tarefas, marcando cada alteração conforme avança para garantir que todo o feedback foi implementado.

7. Aproveite o controle de versão automatizado

Quando você cria várias versões do mesmo arquivo, a confusão pode surgir rapidamente. Com o controle de versão automatizado da Thumbz, todas as suas versões são organizadas de forma clara, garantindo que todos saibam qual é a versão mais recente.

8. Dê aos revisores uma maneira fácil de comparar versões

Com a Thumbz, seus revisores podem comparar duas versões lado a lado para verificar se o feedback foi implementado. Isso facilita as conversas e acelera o processo de aprovação.

9. Obtenha aprovação com um clique

No final do processo de aprovação, as partes interessadas podem se esquecer de dar a aprovação final. Com a Thumbz, quando os revisores estiverem satisfeitos, basta um clique para aprovar o conteúdo. E se eles esquecerem, a plataforma envia um lembrete automático.

Bom… já deu para perceber que uma plataforma com todos os recursos que você precisa para otimizar seus processos de revisão é a melhor dica que poderíamos te dar. Mas queremos ir além! Que tal comprovar todas essas vantagens, na prática?

Acesse agora mesmo nosso site e inicie seu teste grátis e veja como a Thumbz pode aprimorar seus processos de revisão, possibilitando mais autonomia, agilidade e produtividade para a sua rotina, seja como freelancer ou em uma agência!

Gostou das dicas para o processo de aprovação? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a muitos conteúdos como esse!

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